Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Eleitores devem escolher seis candidatos nas eleições do próximo dia 07

Cada eleitor terá seis campos a preencher na urna, sendo: um para deputado estadual, um para deputado federal, dois para senador, um para governador e um para presidente.

ELEIÇÕES 2018 | 18/09/2018 - 12:29:45

O próximo dia 07, é o momento de escolher novos representantes para as Assembleias Legislativas, Câmara dos Deputados, governos estaduais, Senado e Poder Executivo para os próximos quatro anos. Em Mato Grosso, os eleitores irão eleger seus representantes na seguinte proporção: oito deputados federais, dois senadores e vinte e quatro deputados estaduais. Também escolherão o Presidente da República e o Governador para o mandato que se inicia em 1° de janeiro de 2019 e termina em 31 de dezembro de 2022. Se caso, nenhum dos candidatos aos cargos do Poder Executivo (presidente e governador) atingir mais de 50% dos votos válidos, um segundo turno será realizado em 28 de outubro.

Cada eleitor terá seis campos a preencher na urna, sendo: um para deputado estadual, um para deputado federal, dois para senador, um para governador e um para presidente.

Com tantos nomes e atribuições, é fácil se perder na hora de escolher em quem votar. Por isso, O Gaúcha News listou os cargos que concorrem ao pleito e suas funções na política brasileira.

Deputado Estadual

Compondo o Poder Legislativo, os deputados estaduais são responsáveis pela elaboração, discussão e aprovação de leis no âmbito estadual. Eles se reúnem nas Assembleias Legislativas de cada estado. O número de atuantes em cada unidade federativa depende da quantidade de eleitores daquele local. 

Deputado Federal 

Assim como os estaduais, deputados federais são responsáveis por checar a administração do Poder Executivo. Neste caso de âmbito federal, o presidente será o foco dos deputados. Além disso, discutir e votar emendas constitucionais e leis de abrangência nacional podem ser atribuições dos políticos. A instalação de novas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) devem ser feitas por eles ou por senadores. Atualmente, existem 513 lugares na Câmara de Deputados em Brasília, divididos proporcionalmente por número de habitantes de cada estado de origem. 

Senador

Nas eleições gerais deste ano, os eleitores precisam escolher dois senadores, mas cada estado irá eleger três nomes no total, visto em 2014 uma vaga para cada unidade federativa ficou aberta. O Senado Federal é composto por 81 senadores que cumprem mandato de oito anos. Eles têm competência de fazer leis, fiscalizar o Executivo, processar e julgar crimes de responsabilidade. Outra atribuição é aprovar os nomes indicados pelo presidente aos cargos de ministros de Tribunais Superiores, procuradores-gerais da República, entre outros. 

Governador

Cabe ao governador representar as decisões administrativas, políticas e jurídicas de um estado. Ele é auxiliado pelos secretários de estado que cuidam de suas respectivas pastas. É trabalho do governador, cuidar da segurança pública da unidade federativa o elegeu, contando com polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. Cada estado também deve dispor de leis que especifiquem outras atribuições aos seus governadores. 

Presidente da República

O presidente é o chefe do Poder Executivo e deve governar o povo, cuidar de relações internacionais e manter a integridade do país. No ato da candidatura, o político que deseja ser presidente deve apresentar um plano de governo que especifica ações prioritárias, projetos de leis e diretrizes orçamentárias para o seu mandato. Ele também deve escolher os chefes dos ministérios, comandar as Forças Armadas. Além disso, o presidente pode sancionar, promulgar e publicar leis. 

 


Fonte: Redação


Eleições 2018 - 29/10/2018

Eleições 2018: Jair Bolsonaro é eleito presidente com 57,8 milhões de votos

Candidato do PSL derrotou o petista Fernando Haddad no segundo turno, com 55% dos votos

ELEIÇÕES 2018 - 18/10/2018

Mesários poderão registrar eventual falha ou fraude de urna em aplicativo para investigação

Orientação assinada pelo Tribunal Superior Eleitoral permite uso do aplicativo Pardal para registrar denúncias

ELEIÇÕES 2018 - 12/09/2018

Bolsonaro segue estável e tem alimentação oral suspensa, diz boletim médico

Candidato do PSL postou nas redes sociais crítica à violência contra professores

ELEIÇÕES 2018 - 06/09/2018

Bolsonaro leva facada durante ato de campanha em Juiz de Fora, diz Polícia Militar de Minas

De acordo com seu filho, ferimento foi superficial e Bolsonaro passa bem

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 09:35:16' and cat='65' and cod_mega!='4462' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!