Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Campeonato de Tiro reúne mais de 350 atletas em Sorriso

Além da competição, a FTMT irá comemorar os 25 anos de fundação

MATO GROSSO | 28/11/2018 - 06:12:09

Neste sábado (dia 1º/12), acontece a Final do XXVI Campeonato de Tiro de Mato Grosso. Recorde em inscrições, mais de 350 atiradores desportivos estarão em Sorriso (400km de Cuiabá), no Sorriso Clube de Tiro, para competir e decidir quem serão os campeões estaduais, nas seis modalidades de tiro. Além da competição, a FTMT irá comemorar os 25 anos de fundação.

Além do aniversário, a FTMT tem muito a comemorar. “EM 2018, tivemos atletas convocados para a Seleção Brasileira de Trap Americano para competir nos EUA. Na modalidade IPSC, dois atletas também foram convocados para participarem do Pan-Americano na Jamaica. Nossa equipe de precisão foi destaque da final nacional”, destacou o presidente da FTMT, Fernando Raphael.

Tão relevante quanto, na final brasileira de handgun (ISPC), tivemos campeões em várias divisões e classes, inclusive atletas juniores. Na final da Liga Nacional, também tivemos destaques nacionais do Trap. Inclusive, campeão na fossa olímpica, no último final de semana.

“É difícil citar nomes, pois são tantos campeões que receio esquecer”, pontuou Raphael, comemorando as mais de mil inscrições nesta final (recorde histórico para a FTMT).

Assim, sábado será o dia de conhecer os campeões estaduais nas seis modalidades que a Federação de Mato Grosso coordenada nos campeonatos. Em 2018, foram 6 etapas estaduais, onde reunimos em média 250 atletas por etapa. Entenda um pouco sobre as modalidades: 

MODALIDADES DO TIRO

Saque Rápido - Até hoje ninguém conseguiu atingir a pontuação máxima dessa modalidade (300 pontos). Ao iniciar a prova, o atleta deve estar com as mãos acima dos ombros, arma carregada no coldre, e os disparos devem atingir o centro do alvo. São 5 alvos a distâncias de 5 a 15 metros, com tempos pré-determinados de 3 a 8 segundos para cada série de 5 disparos.

Steel Challenge – Essa é a modalidade conhecida como Desafio do Aço. É uma competição interessante para o expectador pelo uso de alvos metálicos reativos e muito simples de ser compreendida – velocidade é tudo. A prova é disputada em 5 “strings” ou passadas, onde o competidor deverá atingir os alvos no menor tempo possível.

ISPC - Considerada pelos seus competidores a modalidade de tiro mais dinâmica. O grande desafio é conseguir a maior pontuação no menor tempo possível, percorrendo “stages” ou pistas de diferentes cenários. Nessa etapa serão 8 pistas, com 175 disparos mínimos. Todas as pistas são construídas atendendo regras rigorosas de segurança. 

Trap Americano 

Modalidade de arma longa (espingarda 12), o Trap consiste em acertar um prato de aproximadamente 10 cm que sai sem direção de uma casamata semienterrada em uma distância de 15 metros, numa velocidade de 50km/h. Este é o cenário do competidor do Trap, que se repete 100 vezes, em 5 posições diferentes. Ganha o que acertar mais pratos.

Precisão de Fuzil 

Deitado, o competidor tem 10 minutos para acertar o centro de um alvo. Em Sorriso, os alvos estarão a 300 metros de distância. Claro, ganha aquele que atingir a pontuação máxima, com acertos concentrados no meio do alvo.

Silhueta Metálica - É considerada uma das modalidades mais difíceis. Possui características distinta do dinamismo das demais, pois exige estandes próprios. Os alvos são metálicos e lembram o perfil de galinhas, porcos, perus e carneiros. Eles são organizados em filas de 10 com distâncias entre 25 e 100 metros e o atirador tem 4 minutos para derrubar cada fileira. Concentração e muita precisão é a exigência básica para um competidor deste esporte.


Fonte: FOLHA MAX


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 06:03:32' and cat='26' and cod_mega!='4572' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!