Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Estudo abre espaço para vacina contra o HIV

Pesquisas duraram cinco anos e apresentaram resultados animadores

SAÚDE E CIÊNCIA | 20/03/2017 - 06:15:39

Uma equipe de pesquisadores liderada pela Universidade Duke, nos Estados Unidos, publicou na última quarta-feira dois estudos que abrem caminho para a criação de uma vacina contra o HIV. Um deles descreve o modo como se desenvolvem os anticorpos naturais presentes em algumas pessoas capazes de proteger o corpo contra o vírus, algo extremamente raro. A segunda pesquisa apresenta uma imitação sintética de membrana externa de HIV que tem o potencial, segundo os cientistas, de induzir a produção desses anticorpos.

Ambos os estudos foram publicados na revista “Science Translational Medicine”. “Um dos objetivos de uma vacina contra o HIV é induzir anticorpos amplamente neutralizantes”, diz o a Haynes e seus colegas traçaram uma série de eventos que, ao longo de cinco anos, levaram ao desenvolvimento desses anticorpos neutralizantes em uma pessoa infectada pelo vírus HIV.

Eles descobriram que o sistema imunológico dessa pessoa respondeu ao vírus com esforços incomuns e cooperativos entre diferentes linhagens de células para induzir anticorpos neutralizantes.

Doutor sênior Barton F. Haynes, diretor do Instituto de Vacinas Humanas de Duke. “Uma estratégia para a indução desses anticorpos é encontrar uma maneira de desenvolver uma pequena porção da estrutura da membrana que eles reconhecem, algo que, agora, mostramos ser possível”, completa.

No segundo estudo, eles criaram uma molécula sintética que imitasse a parte do HIV que é considerada alvo pelo corpo durante a infecção. Os pesquisadores relataram que o imitador sintético induziu anticorpos direcionados para o local muito mais rapidamente do que o observado na pessoa originalmente infectada.


Fonte: Mídia News


SAÚDE - 22/02/2024

Centro de Hemodiálise de Água Boa reduzirá sofrimento no tratamento a pacientes do Araguaia, diz Dr. Eugênio

Deputado diz que muitos obstáculos precisaram ser superados para a construção da unidade com recurso de R$ 7,2 milhões

SAÚDE - 02/02/2024

Apenas 8% tomaram vacina bivalente em MT; Saúde faz alerta

Casos de notificados da doença cresceram em janeiro na comparação com dezembro

SAÚDE - 30/01/2024

Municípios de MT voltam a recomendar uso de máscaras após aumento de casos de Covid-19 e nova variante

Em Água Boa, foram registrados 30 novos casos de Covid, além de uma morte em decorrência da doença

Mato Grosso - 21/06/2023

Mais de 40 crianças do povo Xavante morreram neste ano em MT

A faixa etária que teve o maior número de óbitos é a das crianças

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 10:19:46' and cat='58' and cod_mega!='3446' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!