Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ministério anuncia compra de 35 mil medicamentos contra hepatite C

152,7 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite C desde 2000

SAÚDE | 29/07/2016 - 06:00:35

Ministro Ricardo Barros fala a jornalistas após anunciar dados sobre combate à hepatite C

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (28) a compra de 35 mil medicamentos contra hepatite C. O custo não foi informado e não há estimativa de quando os remédios estarão disponíveis. Esta é a segunda leva de aquisição dos remédios. Segundo a pasta, 22.899 pessoas foram tratadas com 31,8 mil unidades de medicamentos contra a doença desde outubro de 2015.

De acordo com o ministério, pelo menos 152,7 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite C desde 2000. A estimativa, no entanto, é que a doença afete 1,4 milhão de brasileiros. O número é resultado de projeções matemáticas sobre o assunto.

Segundo o ministro Ricardo Barros, o estoque é suficiente para atender toda a demanda. Ele minimizou as crítica de estados relatando atraso na distribuição dos medicamentos. "A situação está sendo regularizada. O que houve foi um atraso na transição do governo."

O tratamento para hepatite é feito com os medicamentos simeprevir, sofosbuvir e daclastavir. Eles são administrados por 12 semanas, renováveis por mais 12.

Segundo a diretora do departamento do ministério que trabalha na prevenção a DSTs, Aids e hepatites virais, Adele Schwartz, a eficiência dos medicamentos é de 95%. Ela também afirmou que os estados e municípios devem ter o cuidado de notificar o ministério sobre casos da doença. "A vigilância precisa ter uma ação entre profissionais de saúde para estimular a notificação", declarou.

O músico Gilson Peranzzetta usou os remédios. "Quando tinha 19 anos, sofri um acidente no Exército e fui contaminado na transfusão de sangue. Fiquei 50 anos com a doença", contou. "A alegria que fiquei depois de me curar é que minha música mudou de som sem essa espada na minha cabeça e com essa gratidão enorme."

Campanha de prevenção
Para o Brasil ter mais noção do impacto da doença, o ministério iniciou nesta quinta a campanha de prevenção às hepatites, focando na população com mais de 40 anos – parcela que registra a maior incidência de infecções. Em geral, são pacientes que foram contaminados quando submetidos a cirurgias de grande porte, transfusões de sangue, fizeram tatuagem ou usaram drogas injetáveis antes de 1993.

A hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado. Raramente desperta sintomas. Muitos dos pacientes só descobre décadas depois quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado. A transmissão ocorre por meio de contato com sangue contaminado.


Fonte: Bem Estar


SAÚDE - 22/02/2024

Centro de Hemodiálise de Água Boa reduzirá sofrimento no tratamento a pacientes do Araguaia, diz Dr. Eugênio

Deputado diz que muitos obstáculos precisaram ser superados para a construção da unidade com recurso de R$ 7,2 milhões

SAÚDE - 02/02/2024

Apenas 8% tomaram vacina bivalente em MT; Saúde faz alerta

Casos de notificados da doença cresceram em janeiro na comparação com dezembro

SAÚDE - 30/01/2024

Municípios de MT voltam a recomendar uso de máscaras após aumento de casos de Covid-19 e nova variante

Em Água Boa, foram registrados 30 novos casos de Covid, além de uma morte em decorrência da doença

Mato Grosso - 21/06/2023

Mais de 40 crianças do povo Xavante morreram neste ano em MT

A faixa etária que teve o maior número de óbitos é a das crianças

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 09:05:20' and cat='58' and cod_mega!='2862' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!